Bratislava entrevista: FABIO CORAZZA

Holga fala sobre a importância de fazermos registros das coisas que vivemos, seja uma viagem, um acontecimento, um show ou, simplesmente, o nosso dia-a-dia. Pra ampliar a discussão, a banda preparou uma série de entrevistas com pessoas que registram a vida de diferentes maneiras.



Fabio Corazza é ilustrador e designer gráfico. Em seu dia a dia na capital paulista, assim como em suas viagens, ele gosta de fazer sketches de cenas urbanas, seja de pessoas, de construções ou monumentos. Pra ele, "o desenho faz com que você capte melhor as sensações do momento, de uma maneira um pouco mais intensa do que se somente tivesse tirado uma foto".


Bratislava – Por que registrar? O que te move a abrir o caderninho e rabiscar coisas do dia a dia?

FABIO CORAZZA - Acho que a necessidade de registrar vem principalmente porque numa viagem recebemos uma quantidade nova muito grande de informações e não dá para absorver tudo de uma vez só... O registro, seja um desenho ou uma foto, permite que você vá "digerindo" aos poucos o que viu.

Bratislava - Acompanhando suas viagens pelo instagram a gente nota muitos desenhos e sketches de paisagens, transeuntes e cenas cotidianas dos lugares. Fazer a viagem sem o caderninho de desenhos teria sido uma viagem pela metade?


FABIO - Com certeza, ficaria com a sensação de que algo ficou faltando. Além disso, às vezes os desenhos permitem que você registre lugares e situações que não são possíveis de captar com uma câmera.


Bratislava - Por fim, qual é a importância do caráter de registro desses desenhos de viagem? Acessá-los depois de um tempo sem os ver será como folhear um álbum de fotos antigas suas?

FABIO - Sim, e acredito que as lembranças que um desenho propiciam são ainda mais vívidas do que uma foto. Por exigir um pouco mais de tempo e concentração, o desenho faz com que você preste mais atenção em detalhes e capte melhor as sensações do momento, de uma maneira um pouco mais intensa do que se somente tivesse tirado uma foto.



Veja mais desenhos do Fabio no behance dele.