O que rolou na festa das Calaveras!


Na primeira sexta-feira 13 do ano rolou a festa Calavera de Azucar, organizada pelo Bratislava no Centro Cultural Rio Verde. Pra compor uma noitada pesada, chamamos os manos do Hierofante Púrpura, Cabana Café e Blemish.

Abrimos a noite com um setlist fresquinho, um pouco diferente do que fizemos no último show. Foi o segundo show do Bratislava com o Ricardo na batera - o primeiro foi na Seboteka, uns dias antes do Natal. Começamos com uma jam no tema de Aconchego, fazendo uma cama sonora para as palavras do poeta mineiro Heyk Pimenta, que recitou sua poesia Agora. Entre outros temas novos, tocamos Dialua, Calma e Carne. Finalmente, fechamos com a poderosa Vermute, do ex-Bratislava Pedro Chammé.

Em seguida o Cabana Café subiu ao palco e presenteou a todos com várias canções novas, que estarão presentes em seu vindouro e primeiro LP. Rolou uma diversidade sonora muito bacana, de popsongs brazucadas e baiões simpáticos a valsinhas tortas à la Tim Burton. Além das novas, tocaram também as excelentes Le Gato e Dos. Como sempre, um show com muita vida, sorriso e alegria, muita energia boa.


O terceiro espetáculo da noite foi a explosão alucinada e alucinógena do Hierofante Púrpura. É treta descrever o show dos caras porque a parada é puro transe mesmo, transe demais. Fluxos contínuos, lentos e pesados. Danilo se lambuzando de liberdades vocais. Tudo com muita fúria e ímpeto, como fazem sempre. Deitei a cabeça na parede, imergi e só acordei quando acabou.


E pra fechar a noite o Blemish coroou as calaveras com um som melancólico, noventista pra caramba. A banda teve uma boa expressão no fim dos anos 90 e, desde então, um longo hiato. Resolveram despertar em 2012 como o corpo de um general grunge congelado no pós-guerra. É por isso que não perderam a tristeza blasée da década passada. As letras em inglês fazem lembrar Smashing Pumpkins ou algo de Silverchair, uma delícia pra quem já pirou nesse som. Belo show feito por dedos já calejados nessa vidona.


Que haja mais sextas 13 como esta!

Mais fotos feitas pela Bea Rodrigues e pelo Stefano Martins no site do We Shot Them.


Ficha técnica do evento:
Ideia, organização, produção e divulgação: Victor Meira
Bandas e músicos da 2a edição: Bratislava, Cabana Café, Hierofante Púrpura e Blemish
Data/local: 13 de janeiro de 2012, no Centro Cultural Rio Verde
Fotos: We Shot Them